Como aumentar o FPS em jogos Android

Parece que o smartphone não é antigo e os requisitos do jogo são adequados, mas por algum motivo, ao invés de curtir a jogabilidade, você obtém uma apresentação de slides. Situação familiar? Provavelmente sim. Às vezes, quedas de FPS podem indicar a obsolescência do seu dispositivo, mas existem outras situações também. Por exemplo, quando o jogo em si está mal otimizado ou o smartphone no qual está sendo executado está ocupado com algum processo pesado em segundo plano. Hoje vamos tentar entender os motivos desse comportamento e como superá-los.

Um momento de teoria

FPS ou FPS é uma abreviatura em inglês para Frame Per Seconds, que significa o número de frames por segundo que você vê ao jogar um jogo ou assistir a um vídeo. Quanto maior o valor de FPS, melhor para o usuário: a imagem será suave, uniforme e detalhada. Naturalmente, renderizar esses gráficos é mais difícil para o seu smartphone. Isso significa que o valor de FPS depende diretamente do desempenho do próprio dispositivo. Em dispositivos carro-chefe modernos, problemas com FPS podem surgir em jogos mal otimizados, mas você tem que espremer todos os sucos de “oldies” de baixo consumo.

Desativar desnecessário

A maneira mais fácil de melhorar o desempenho de seu smartphone é salvá-lo de tarefas desnecessárias. Certifique-se de que o dispositivo está na temperatura normal (não se esqueça, o superaquecimento leva ao estrangulamento) e desative todos os aplicativos em segundo plano. Essa abordagem ajudará a liberar o máximo de recursos de seu SoC sem recorrer a algumas manipulações complicadas.

Software do fabricante

Se o método anterior não foi suficiente para resolver o problema, faz sentido consultar o software fornecido pelo fabricante do seu smartphone. Como regra, todos os dispositivos modernos já possuem um modo de jogo, mas todos eles têm seu próprio nome. Por exemplo, Game Center da Samsung, Honor tem Game Center, Vivo tem Game Mode, ASUS oferece Game Genie e OnePlus tem Game Space. Existem muitos exemplos, não faz sentido listá-los todos. A essência de todos esses aplicativos é semelhante: o usuário pode desligar ou restringir notificações, interromper todos os processos em segundo plano e tentar atingir o desempenho máximo.

Verificando as configurações do jogo

Como regra, os jogos avançados oferecem suas próprias configurações gráficas, você não deve ignorá-los. Dependendo do bloco de interesse, você pode reduzir os detalhes da imagem, a resolução, a profundidade da imagem e uma série de outros parâmetros. Experimentando essas configurações, você pode obter uma imagem menos detalhada, mas mais dinâmica. É bem possível que isso o salve em alguns jogos de tiro.

Aplicativos de terceiros

Neste ponto, iremos esclarecer imediatamente que você realiza todas as manipulações descritas abaixo por sua própria conta e risco e nem os desenvolvedores do aplicativo, nem os autores do PDALIFE são responsáveis ​​pelo resultado. E antes de usar este software, não se esqueça de fazer backup de todos os seus dados importantes.

GLTools

Este aplicativo foi removido do Google Play e não está mais sendo desenvolvido, mas ainda goza de boa reputação entre os entusiastas de jogos móveis, então não poderíamos deixar de incluí-lo em nossa seleção.
Este programa permite alterar a profundidade de bits e a resolução da imagem, habilitar o anti-aliasing, ajustar a exibição de texturas, otimizar shaders e alterar muitos outros parâmetros. Provavelmente, para mencionar que para tudo isso ela precisará de direitos de superusuário – supérfluo.
Vale ressaltar aqui que é muito difícil prever o resultado para cada jogo específico: muito depende do próprio aparelho, mais ainda da otimização do próprio jogo. Recomendamos alterar as configurações aos poucos, acompanhando o resultado no próprio jogo.

Root Booster

Este programa funcionará sem direitos de root, mas naturalmente, para funcionalidade máxima, eles serão úteis para você. Aqui é possível colocar os aplicativos selecionados no modo de hibernação para que não consumam recursos, selecionar uma frequência de processador adequada e gerenciar a RAM.
Para dispositivos sem acesso root, há uma limpeza de cache mais familiar e outra remoção de lixo do sistema. Além disso, sem direitos de root, você pode usar a hibernação mencionada acima.
O aplicativo é Russified, possui uma interface clara e simples e é fácil de usar. É distribuído gratuitamente, mas tem vários recursos pagos.

GFX Tool for PUBG – Game Launcher & Optimizer

Como o nome sugere, este programa foi projetado apenas para otimizar o PUBG. Isso é compreensível, porque este jogo é popular entre todos os amantes de jogos móveis, mas requer recursos que nem todos os smartphones podem fornecer. Este aplicativo não é oficial e nada tem a ver com os desenvolvedores do jogo em si, mas já conseguiu se recomendar bem.
Em termos de funcionalidade, assemelha-se aos seus homólogos, mas como é afiado para um ladrilho específico, funciona de forma muito eficiente. Você pode reduzir a resolução, ajustar anti-aliasing, sombras, efeitos de renderização e muito mais. Você também pode forçar o valor de FPS desejado.
O programa é distribuído gratuitamente, mas possui compras no aplicativo e oferece publicidade.

Instant Boost GO

O único aplicativo pago em nossa coleção. É muito pequeno e não funciona em segundo plano. O programa conta com a desativação de processos em segundo plano, liberando RAM o máximo possível e otimizando a carga do processador. Ou seja, a abordagem do problema não é tão diferente dos análogos. O programa pode ser executado para acelerar os jogos ou se você quiser estender a vida útil da bateria.
Não há configurações flexíveis aqui, então o Instant Boost, provavelmente, não agradará os fãs de todos os tipos de interruptores, e toda a interface consiste em um botão. No entanto, essa abordagem também tem muitos fãs.

Como você pode ver , existem algumas maneiras de aumentar o FPS nos jogos. Obviamente, a maioria das opções que estamos considerando visa melhorar a produtividade geral, mas existem outras opções altamente especializadas que também podem ajudar em uma situação difícil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *