O APK não instala, o que devo fazer?

esta situação é familiar para qualquer usuário de Android: o programa ou jogo desejado não foi baixado do Google Play devido a algum erro incompreensível, uma busca por recursos de terceiros foi coroada de sucesso, mas algo ainda interfere na instalação e uso do aplicativo, e agora isso não está claro. Hoje tentaremos descobrir o que exatamente está oculto sob esse “não está claro o quê” e, o mais importante, como nos livrar dele.

Fase I: verificação

Quando se trata do Google Play, tudo é simples, você não poderá baixar nada que não possa ser instalado em seu smartphone ou tablet, mas verá apenas uma mensagem de que seu dispositivo não é compatível.
Mas se você baixar .APK de recursos de terceiros, tudo é muito mais complicado. Claro, você pode verificar a compatibilidade no Google Play, mas mesmo um aplicativo formalmente sem suporte pode funcionar inesperadamente em seu dispositivo, portanto, esse método não oferece 100% de garantia.
Para entender se o aplicativo de interesse é compatível com o seu dispositivo, prestamos atenção à versão mínima necessária do sistema e à arquitetura do processador. Esses são dois pontos que você não pode contornar. Uma mensagem de erro de sintaxe indicará uma versão do Android muito antiga e, claro, se houver atualizações para o seu dispositivo, recomendamos que você não as ignore. Quanto à arquitetura, você pode descobrir por si mesmo usando um benchmark (por exemplo, AIDA64 ou CPU-Z ).

Se o aplicativo em que você está interessado realmente não é compatível com o seu dispositivo, isso certamente é triste, mas não é um motivo para desespero. Em primeiro lugar, à medida que se desenvolve, o novo software suporta um número crescente de smartphones e tablets e, em segundo lugar, a seleção de jogos e programas para Android é grande o suficiente para encontrar análogos adequados.
Além disso, preste atenção à marca “raiz” na descrição ou nome do programa de que você precisa – isso significa que o aplicativo precisa de direitos de superusuário e se você não souber nada sobre isso, provavelmente não há nenhum em seu dispositivo. Como obter direitos de root e por que você precisa deles é um tópico separado para conversa, deixe-nos saber nos comentários se você estiver interessado. Dentro da estrutura deste texto, observamos apenas que os dispositivos com root dão ao usuário mais liberdade, mas com o uso inepto eles podem ser repletos de mais problemas, e você pode obter direitos de root usando certos programas.
E não se esqueça de verificar o espaço livre no seu smartphone. No Google Play, você verá uma mensagem correspondente, em outros casos, a quantidade de espaço que você precisa e a quantidade real que você tem terão que ser verificados você mesmo.

Fase II: resolução de problemas

Assim, na etapa anterior, verificamos se tudo está em ordem e se o aplicativo e o smartphone são compatíveis, talvez tenhamos removido algo desnecessário para instalar um novo jogo. Ao baixar de fontes de terceiros, o teste mais terrível é a escolha e a descompactação correta do cache, mas você pode lidar com isso se ler atentamente as instruções: escolha o tipo correto de arquivos, escreva o caminho correto para salvá-los e não se esqueça de usar o arquivador. Além disso, não se esqueça de ficar de olho onde você salva seus dados: um cartão de memória removível nem sempre é adequado para essa finalidade.

Mas se estamos falando sobre o Google Play, você terá que lutar um pouco mais com ele e agora vamos te contar como.
Em primeiro lugar, vá até Configurações – Aplicativos e notificações –Mostrar todos os aplicativos – Google Play Store – Armazenamento . É aqui que precisamos limpar o cache e os dados do aplicativo. Dependendo do firmware instalado em seu smartphone, este caminho pode ser um pouco diferente, mas o destino final será sempre o mesmo. Você não deve ter medo de avisos assustadores: se a app store estiver vinculada à mesma conta que o smartphone, o sistema irá restaurar todos os dados por conta própria. Após as manipulações feitas, não esqueça de reiniciar o aplicativo Google Play. Via de regra, essas ações já são suficientes para solucionar a maioria dos erros, mas se não ajudar, vá para o próximo método.

Seguimos pelo caminho já trabalhado Configurações – Aplicativos e notificações –Mostrar todos os aplicativos– Google Play Store – Armazenamento , mas agora selecione ” Desinstalar atualizações “. Isso permitirá que você reinstale o Google Play, e se o problema do erro residir precisamente nele, resolva-o.
Também vale a pena prestar atenção a outro aplicativo – “ Google Play Services ”. Para encontrá-lo, vá pelo caminho já conhecido (apenas por precaução, novamente, Configurações – Aplicativos e notificações – Mostrar todos os aplicativos eniya) e também limpar o cache e os dados. E, novamente, não se esqueça de reiniciar o Market depois de todas as manipulações.
A forma mais radical dessa lista é demolir completamente a conta do Google em seu smartphone, reiniciar e inserir os dados novamente.
Essas etapas simples resolverão a maioria dos problemas que você enfrenta ao baixar aplicativos do Google Play. Mas também existem outros mais específicos que requerem soluções especiais. Portanto, se você tiver várias contas salvas no Google Play, tente mudar para outro perfil, ou se o jogo / programa não estiver disponível em uma região específica, use uma VPN.

Portanto , listamos os problemas mais comuns que podem surgir durante o download e instalação de arquivos .apk e também explicamos as maneiras mais eficazes de resolvê-los. Também quero lembrá-lo de que baixar aplicativos fora do Google Play pode ser arriscado, portanto, baixe apenas dados de fontes em que você confia totalmente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *