Root não é necessário! Por que você não deve instalar o Root em novos Androids?

Desde o início da existência do sistema operacional Android, os usuários instalaram direitos Root em smartphones e tablets. Mas eles são realmente necessários agora?

Você precisa de direitos de root para o Android?

Em um de nosso popular artigo ” O que é Root Android “, falamos sobre as vantagens de ter Root no Android, 4 anos se passaram, você precisa desses direitos agora?

Novo firmware graças ao Project Treble

A maioria dos fabricantes de smartphones e tablets usa a entrega de atualizações do sistema operacional pelo ar. Se você tiver direitos de Root instalados, o dispositivo, infelizmente, não receberá firmware ou ficará inutilizável durante a atualização.

Também é importante notar que, desde o Android 8.0, o Google trabalhou em um novo mecanismo de atualização chamado Project Treble para tornar mais fácil a criação de um novo firmware usando os drivers atuais. Para o usuário final, isso significa que você receberá novas versões do Android e firmware com várias correções com mais frequência e rapidez. Isso significa que também não há sentido em instalar um firmware personalizado.

Backup de dados

Provavelmente, todos se lembram dos tempos em que o aplicativo mais popular instalado instantaneamente no Android – Titanium Backup , para backup de dados.

E agora? A maioria dos aplicativos tem sincronização com unidades de nuvem Google Drive, DropBox, para jogos – Jogue, quando você iniciar o Android pela primeira vez, depois de redefinir as configurações ou comprar um novo dispositivo, você sempre será questionado sobre quais aplicativos restaurar. A partir do Android 8.0, a capacidade de fazer login automaticamente em aplicativos sem inserir um nome de usuário e senha também será adicionada.

Aparência

Se você alterou anteriormente a aparência da interface editando o arquivo framework-res.apk ou Xposed , já que a aparência do Android deixou muito a desejar, no momento em que o sistema operacional parece legal, tudo está configurado e alterado. Você pode ocultar os aplicativos necessários ou instalar seu próprio ikonpak, encontrando tudo o que precisa no Google Play.

Publicidade no aplicativo

Se o seu objetivo de obter direitos de Root era remover anúncios em aplicativos adicionando endereços para bloqueio ao arquivo de hosts, recentemente você pode recusar isso. Existem muitos aplicativos no Google Play que podem bloquear anúncios sem direitos de Root.

Removendo aplicativos Android integrados

Nas primeiras versões do Android não era possível deletar aqueles aplicativos que você não usava, no novo SO esta função não aparecia, mas você pode desabilitá-los para isso.

Além disso, a remoção de aplicativos Android embutidos não tem nenhum benefício prático, já que você não tem memória adicional para instalar o novo software, porque várias seções estão envolvidas, mas podem ocorrer danos ao seu smartphone ou tablet, erros podem ocorrer.

A propósito! A versão mais recente (7.0, no momento da escrita) Android tem a capacidade de congelar os processos em segundo plano dos aplicativos necessários, o que irá liberar mais RAM e também economizar bateria. O aplicativo Greenify pode ser desinstalado!

A propósito, de novo! Como root para remover aplicativos do sistema definitivamente não é mais necessário, já que tudo pode ser feito usando ADB .

Fora da memória

Nas primeiras versões do Android, havia uma quantidade limitada de memória para instalação de aplicativos, a partir da versão Android Marshmallow, caso seu smartphone ou tablet possua cartão MicroSD, você poderá combinar a memória interna e externa, ou seja, terá espaço adicional para instalação de aplicativos.

Você pode habilitar esta função acessando as configurações de memória.

Desempenho Android

A cada lançamento de uma nova versão do Android, os dispositivos começam a funcionar de forma mais rápida e confiável e, a partir do Android 8.0, o Google promete aumentar o desempenho do aplicativo em 2,5 vezes. Vale a pena obter direitos de Root para fazer overclock do processador? Somente se você tiver o smartphone mais barato com o processador mais lento.

E também porque você não deve definir direitos de root no Android

Segurança . Ao instalar os direitos Root no Android, você mais uma vez coloca seu dispositivo em perigo. Se você baixar um aplicativo malicioso de um trocador ou visitar a página de um site com vírus, a infecção ocorrerá quase que instantaneamente.

Trabalho de aplicação limitado.  Os aplicativos de banco se recusam a funcionar em dispositivos Android se os direitos Root estiverem instalados neles, é claro que isso pode ser contornado, mas essa é uma razão adicional para pensar se tal restrição foi feita em vão.

Problemas de garantia.  Os fabricantes de dispositivos Android, por exemplo Samsung, podem descobrir se o Root está certo no seu smartphone ou tablet ou não. Se houvesse, o reparo em garantia pode ser negado.

Estabilidade.  Tendo recebido o Root no Android, novos “chips” úteis aparecerão, mas, infelizmente, a estabilidade do smartphone ou tablet está caindo, especialmente para aqueles dispositivos nos quais os direitos foram obtidos por meio de aplicativos especiais, você constantemente procurará respostas para perguntas por que o dispositivo não funciona como é necessário e freqüentemente ocorrem erros.

Conselhos para o futuro

Pela minha própria experiência, posso dizer que o smartphone Android mais barato e um smartphone com uma categoria de preço médio ou alto são dispositivos completamente diferentes. Portanto, é melhor pagar uma pequena quantia e comprar o Android a um preço mais alto e se livrar de muitos problemas do que ficar sentado nos fóruns quebrando a cabeça em busca de direitos de root para de alguma forma fazer o dispositivo se mover mais rápido e adicionar mais algumas funções.

Ainda tem dúvidas? Escreva nos comentários, conte-nos o que você fez ou vice-versa!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *